Afinar o Desviador Traseiro


Vamos ver um exemplo de mecânica dos mais importantes e usuais em bikes, que pode ser feito por todos em casa desde que se consiga colocar a bike numa posição confortável que nos permita trabalhar de pé preferencialmente, e elevar a roda traseira, usando a imaginação se tal for necessário.

Inicialmente vamos desapertar o parafuso que prende o cabo ao desviador e puxar o cabo de forma que fique completamente solto e após uma lubrificação com penetrante/antiferrugem (para ir actuando) vamos esquecê-lo.

Agora vamos afinar os limitadores dos carretos (mais pequeno e o maior).
























Aqui temos os limitadores dos desviadores Shimano Deore.
Como podem ver o limitador de cima (H) limita a amplitude/curso do movimento do desviador no carreto mais pequeno, no limitador de baixo (L) limita a amplitude/curso do movimento do desviador no carreto maior, ou seja faz o travamento impedindo que a corrente salte fora de ambos os carretos.

Vamos deixar o desviador solto no carreto mais pequeno e ver se os dentes da catraca mais próxima dos carretos está alinhada com os dentes do carreto mais pequeno, se não estiverem alinhados terão de ajustar os parafusos (limitadores) no (H).

Ao apertar o Limitador vão desviar o desviador mais para dentro da cassete, se desapertarem
vão chegar mais para o lado da escora (para a parte de fora).























Aqui têm um exemplo do anteriormente descrito.

Vamos então alinhar o desviador no carreto maior (não esqueçendo que temos de empurrar o
desviador com a mão pois o cabo não está lá) forçando e pedalando com a mão para não forçar, até a corrente chegar ao carreto grande.
























Agora procede-se como anteriormente só que têm de alinhar através do Limitador de baixo (L).

Existe outro limitador que por vezes ninguém dá atenção, e que quando é afinado uma vez, raramente é preciso voltar a mexer nele.
























Este limitador serve para aproximar o carreto maior à catraca superior e por norma deve preferencialmente estar mais recuado que avançado, evitando contudo, que ao pedalar no carreto maior se ouça o saltitar da corrente devido á catraca estar encostada ao carreto, afinar pois este limitador tendo em atenção esse facto.
























Ao aproximarem mais a catraca superior do carreto maior as velocidades são mais precisas, no entanto tem o incoveniente atrás descrito.


Os manípulos e os desviadores têm um regulador de tensão do cabo




















Põe-se esse regulador quase no mínimo (deixem 2 ou 3 voltas de folga apenas ) no sentido que mostra a foto.



Ao voltar a colocar o cabo nos desviador deixar a corrente no carreto mais pequeno e então esticar o cabo manualmente e apertá-lo no parafuso do desviador.

























Com tudo apertado vamos afinar as mudanças

Com a mudança no carreto mais pequeno e o manipulo também vemos a folga existente no cabo, se for muita e o cabo não estiver esticado, deve-se desapertar o parafuso do desviador e puxar mais o cabo.

Agora com o cabo já esticado, a dá-se ao pedal manualmente e engrena-se a mudança seguinte continuando até á última se alguma não subir devem dar mais tensão no cabo no afinador do manipulo rodando o afinador no sentido contrário aos ponteiros do relógio/despertar como na foto, agindo de forma inversa no caso de subir mais que uma velocidade do que as seleccionadas no manipulo.

























a corrente deve ficar centrada em cada carreto para evitar raspar nos dentes nos carretos e para não saltitar para a seguinte mudança.

























Pronto está feito, no entanto não pensem conseguir logo á primeira vez uma afinação perfeita, nem busquem a perfeição.


Dicas Importantes:

  • Para o bom funcionamento das velocidades, devem imprescindivelmente os cabos e as bichas, estarem bem lubrificados, ou então todo este trabalho estará a ser feito em vão, (falo por experiência própria).

  • Quando não andarem de bike deixem a corrente nos carretos mais pequenos (pedaleira e carreto) de forma a pouparem as molas dos desviadores de perdas de tensão e desgaste.











www.pedalbtt.com

Pedal
   BTT

  PÁGINA PRINCIPAL          PASSEIOS                 MECÂNICA                 DIVERSOS                    LINKS

© Copyright 2007 Pedal BTT.Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução deste site na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem a prévia permissão da administração do Pedal BTT, validada por acto legal.